Eu sei que voces já estiveram aqui! -q

terça-feira, 27 de março de 2012

Battle Royale X Jogos Vorazes

Estreou faz pouco tempo no cinema um filme chamado
Jogos Vorazes que é uma adaptação de um livro de mesmo nome.
O que algumas pessoas talvez não saibam é que jovens já se mataram para saber quem é o único vencedor há muito tempo, quase 10 anos atrás para ser mais exato. Logo quando vi o trailer desse filme este exato pensamento me veio a cabeça "Que porra é essa? copiaram Battle Royale na cara de pau!".



bom para quem não sabe, Battle Royale é um livro que foi adaptado para um filme e um mangá.
O filme apesar de ser uma adaptação considerável(com relação a historia) é de extrema má qualidade, as atuações são péssimas e não preciso mencionar que com o tempo limitado do filme não deu para deixar os personagens mais...interessantes.
Mas o que realmente foi considerado uma obra-prima por todos os fãs de Battle Royale foi o Mangá, então vou usa-lo como referência neste post.



Bom, assisti o filme de Jogos Vorazes e posso dizer que tem muitas coisas distintas apesar dos acontecimentos chaves serem basicamente os mesmos.
Jogos Vorazes veio bem depois de Battle Royale e por mais que Suzanne Colins diga que se inspirou em batalhas de gladiadores, reality shows entre outras coisas, eu acho muito dificil de acreditar que ela não deu uma olhadinha sequer no Mangá ou livro.


[-Sinopse e Mecânica de ambos ( Jogos Vorazes e BR)
-Personagens principais
-Principais Diferenças
-Resultado]


Sinopse de Jogos Vorazes:
"Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Era formada por 13 distritos, e pela poderosa Capital. A Capital é o governante de Panem. O distrito 13 tentou se rebelar, e como punição a Capital destruiu-a e criou os Jogos Vorazes, uma competição que ocorre todo ano que é transmitido ao vivo pela televisão, em que uma garota e um garoto de 12 a 18 anos de cada distrito são escolhidos aleatoriamente e obrigados a participar para entrar em uma arena, que é preciso lutar até a morte, até sobrar um único sobrevivente."

Como funciona os Jogos Vorazes
-Os jogos são transmitidos a todos os distritos 24horas por dia.

-Antes dos jogos, os participantes são treinados por 4 meses nas artes do assassinato e sobrevivência.

-É importante para os participantes encontrarem "patrocinadores" mostrando os seus talentos como em um reality show, os patrocinadores podem mandar algum item simples que é usado para ajudar o participante na sua sobrevivência como: fósforos, remédio ou alimento.

- Os participantes são monitorados por um rastreador aplicado em suas veias

-Quando a hora finalmente chega, os participantes devem correr e pegar um kit contendo itens aleatórios de sobrevivência ou armas, é algo perigoso pois os seus adversários podem ser mais rapidos e achar uma arma primeiro, o que tornaria os outros participantes presas fáceis.

Personagens Principais: Jogos Vorazes
Katniss Everdeen: Uma jóvem que caçava no distrito mais pobre de Panem, sua irmã mais nova é sorteada para participar dos Jogos Vorazes, ela então se ofereçe como tributo em seu lugar. Tem uma personalida forte e esta determinada a sobreviver o jogo e voltar para casa. Suas características são cabelos escuros, a pele morena e os olhos cinzentos

Peeta Mellark: é o segundo tributo do distrito 12, um garoto que tem a mesma idade que Katniss, estudava na mesma escola que ela. suas características são: cabelos loiros ondulados e olhos azuis e é descrito como sendo muito forte.

Haymitch Abernathy é o mentor de Peeta Mellark e Katniss Everdeen, e o tributo vencedor da 50ª edição dos Jogos Vorazes. Assombrado por pesadelos dos Jogos que participou, ele está sempre bêbado e raramente sóbrio. No começo, Haymitch não se preocupa em proteger Peeta e Katniss da desgraça que os espera nos Jogos, mas depois que ambos provam sua força, ele passa a orientá-los do melhor modo que consegue.

Gale Hawthorne é o melhor amigo Katniss. Ele é dois anos mais velho que a protagonista. Ambos se encontraram na floresta, alguns anos antes do início do livro, ocasião em que se tornaram melhores amigos e parceiros de caça. A aparência de Gale é semelhante a de Katniss, algo comum nas pessoas que vivem em sua área. Gale tornou-se chefe da família Hawthorne depois que o pai morreu na mesma explosão que matou o pai de Katniss.



Sinopse de Battle Royale:
"Num futuro não muito distante, os jovens se tornaram um tanto rebeldes demais, causando uma crise no sistema. Devido à recessão econômica na Grande República do Leste Asiático e seus danos sociais, o governo foi "obrigado" a aprovar uma lei conhecida como ATO BR, a lei consiste em sortear uma classe de estudantes para participar de um jogo onde a principal regra é matar uns aos outros até restar apenas um. O governo diz que o motivo do jogo é cumprir uma demanda social, mas a verdade ninguém sabe."


Como funciona o Battle Royale:
-É colocada uma coleira rastreadora em cada estudante para saber a sua localização, se o estudante tentar desarma-la ela irá explodir, se o estudante estiver em um território "proibido" ela também explodirá.

-Os estudantes são pegos totalmente de surpresa para participarem de Battle Royale ou "O programa".

-Cada estudante recebe um kit com agua, pouca comida, um mapa e uma arma aleatória.( que vão desde um garfo à uma sub-metralhadora)

-O jogo se passa em uma ilha. No começo de cada novo dia mais áreas são proibídas dentro da ilha, aumentando assim a chance dos alunos se encontrarem, em vez de ficarem escondidos em alguma das casas desabitadas.


Personagens Principais: Battle Royale
Shuya Nanahara: é o personagem principal, Shuya tem um enorme senso de justiça e se recusa a matar seus colegas de classe.
Shuya procura um jeito de juntar todo mundo e escapar do jogo.
ele também tem um raciocínio muito rápido e na escola era ótimo em todos os esportes.
Shuya proteje a garota que seu melhor amigo gostava antes de morrer Noriko Nakagawa.





Shinji Mimura: Shinji é um popular jogador de basquete e o cara mais "pegador" da classe, contudo Shinji é exatamente o contrário de uma pessoa fútil.
Ele é uma das pessoas mais inteligentes da classe e é expert em hackear programas complexos (nada de hackear orkut).
Seu tio lhe ensinou muito sobre informática e valores algo que ele pretende usar a seu favor em um plano para destruir os criadores de "O programa" de dentro para fora.



Hiroki Sugimura: é um grande lutador de artes marciais, com um grande coração e com uma personalidade bastante introvertida. É apaixonado por Kayoko Kotohiki e pretende encontrá-la antes que algum outro aluno sanguinário a encontre primeiro.
Sua arma é:

[SPOILER]
Um rastreador de coleiras, que avisa quando alguma pessoa esta perto, isso aumenta suas chances de encontrá-la mas Hiroki precisa ter cuidado pois não sabe qual pessoa irá encontrar pelo caminho.
[/SPOILER]


Kazuo Kiriyama:
e por fim o bicho papão do Battle Royale. Kazuo Kiriyama é o líder de uma pequena gangue de arruaceiros. Sempre com os seus olhos vazios ele nunca expressa um mínimo de sentimentos, nem os seus mais íntimos companheiros sequer o viram sorrir.
Kiriyama é o favorito dos criadores de "O programa" para ser o vencedor desta edição de Battle Royale, pois tem traços de um verdadeiro psicopata.
Kiriyama também é um garoto prodígio em TUDO o que faz, consegue aprender tecnicas avançadas de qualquer natureza em muito pouco tempo.


Obs: Há vários outros personagens que gostaria de mencionar, mas que poderiam dar Spoilers do que acontece no mangá, então decidi colocar apenas os personagens "mais interessantes".


Principais Diferênças
:
-
BR conta a história em diferentes perspectivas, existe um personagem PRINCIPAL que é o Shuya, mas basicamente cada aluno da classe tem a sua vez de ter sua história contada (por flashbacks) que explicam a razão para suas ações. Em Jogos Vorazes a história gira apenas em torno de Katniss e é escrito em primeira pessoa.

-Em Jogos Vorazes, os participantes não conhecem seus adversários. Em BR eles se conhecem.

-
Em Jogos Vorazes, todos assistem as competições. Em BR a população só sabe qual turma entra em combate e quem é o vitorioso, quem assiste do começo ao fim é apenas o governo.

- Em BR as situações são brutais e o leitor precisa ter estômago para chegar até o final. As situações tensas chegam à mortes extremamente brutais, estupro e a comum dualidade entre a amizade e o assassinato. Essas cenas são vistas nas lembranças dos personagens (flashbacks) ou dentro do jogo. Em Jogos Vorazes as mortes são na sua maioria: simples.

-Em BR os estudantes recebem as suas armas no começo do jogo. Em Jogos Vorazes os tributos devem lutar pelas suas armas, mas possuem a chance de escolher qual arma pegar.



Resultado:
Não desmereçendo a obra de Suzanne Colins mas Jogos Vorazes é uma versão mais light e infantil de BR. O drama e a pressão que a história tem são muito bons, mas ainda não é totalmente desprovido de características que normalmente encontramos em livros para adolescentes por exemplo: um suposto triângulo amoroso entre Keitniss, Peeta e Gale.
Os personagens de BR são assustadoramente Humanos e os flashbacks foram colocados com cuidado em cada cena, então eles nunca atrapalham a história, a partir deste ponto você como leitor entende perfeitamente o por que do comportamentos de cada personagem dentro do jogo.
BR passa uma mensagem que pode ser chocante (ou frustrante) para muitos simpatizantes da idéia "tudo vai acabar bem" mas situações de tragédia sempre dão um toque mais realista para qualquer história. Além de que o terror psicológico de BR é bem mais intenso.
Você mataria o seu melhor amigo de classe se a sua vida dependesse disso?
Você confiaria naquele garoto que nunca conversou direito no colégio se a sua vida dependesse disso?




4 comentários:

Rafael Oliveira disse...

Quando vi a sinopse de "Jogos Vorazes" eu já fui na busca do google para conferir se só eu tinha pensado que era muito parecido com Battle Royale. A premissa é igual, muda que a execução é mais comercial para o ocidente.

Rafael Oliveira disse...

[Não precisa publicar]
Cara, seu texto está bom, mas há alguns erros de ortografia e gramática, dê uma revisada que você facilmente os encontra.

A7Shinji disse...

estou dando uma revisada no texto agora! valeu pelo comentário e pela dica cara =)

Anônimo disse...

Bom, ambos tem objetivos diferentes e o centro da história não é a mesma. Só um objetivo é igual, que é um jogo criado para a morte porém muitos esquecem que Jogos Vorazes é um Reality Show, e que Suzanne se inspirou nisso. É uma crítica as tamanhas idiotices de reality show que existem. Assim, como o Jogos Vorazes é baseado em uma crítica ao governo, mas não como em BR que seus objetivos não é ter o que regarias, ou desafiar a capital. Não é que seja "infantil" a história de Jogos Vorazes, isso é tolo. Comparação muito chula essa dos filmes. É a mesma coisa que não poder existir história de vampiros? Ou seja, True Blood é a mesma coisa que Crepusculo? Ambos são vampiros mas a história é totalmente diferente, e seus objetivos. Acho que tem que dar uma revisada nisso aí :) Vlw brother.